segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Sr. Alfabeto













Sr. Alfabeto é um personagem que nós criamos para trabalhar um projeto que tem como objetivo principal fazer com que as crianças até o final do ano letivo conheçam todas as letras do alfabeto e percebam a correspondência entre os sons e a escrita (fonemas).
Começamos contando a história do convite que as letras receberam para o aniversário do Sr. Alfabeto e dissemos que as letras resolveram cada uma dar um presente que começasse com a sua letra.

A partir da história o projeto começou. Fizemos com as crianças o boneco (Sr. Alfabeto). Para isso usamos 2 meias calças, e bolas de jornal pra encher o corpo. Depois o vestimos e ele ganhando forma virou nosso "mascote".

O segundo passo foi fazer o convite para o aniversário dele. E a partir daí as letras começaram a chegar. A cada semana o Sr. Alfabeto visita nossa sala e leva uma letra. E para cada letra nós fazemos uma lista de presentes. Eu já tinha na sala um alfabeto fixo na parede e depois que iniciamos esse projeto comecei substituir as letras pretas da parede por letras coloridas e com o recorte de algum presente que comece com a letra.

O projeto envolve a Educação Infantil (minha turma) e as fases introdutória (1º ano) e I (2º ano). Cada professora adequa as atividades à sua turma e o Sr. Alfabeto faz um rodizio por nossas salas.

As crianças adoram o boneco. Chegam ao ponto de perdir a benção para ele. Rss...
A idéia do projeto veio da Milena que é professora na APAE de Lavras e está na escola 2 vezes por semana com o intuito de oferecer suporte as professoras quem têm alunos especiais (inclusão). O projeto tem a duração de um ano e pretendemos fazer a festa de aniversário do Sr. Alfabeto no final do ano com todas as crianças.

4 comentários:

Fernanda disse...

oi Ji, how cute o Sr. Alfabeto! hehehe....como esta tudo por ai? um abracao!

Anônimo disse...

Gostei das fotos...a do Sr Alfabeto é hilária..srrsrsrah..gostei também do verde..esperança pra educação!!!

Jane disse...

Vc viu só Dany? Precisa ve-lo pessoalmente! Rss

Eu adoro verde! Esperança!

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e