terça-feira, 21 de outubro de 2008

A rosa

Quarta feira passada eu jantei em um rodízio de peixes e camarão muito bom.
Adorei a comida e principalmente o ambiente muito romântico e a caipirinha de morango que estava deliciosa.
Logo na entrada havia uma porção de pétalas de rosas e na saída eu ganhei uma rosa vermelha. Achei um lindo gesto.
Só no dia seguinte quando passeava em uma praça em Poços de Caldas e vi um canteiro cheio de rosas vermelhas me dei conta que havia esquecido a minha rosa no carro... Senti um aperto no coração e "saudade" dela... Fiz essa foto e continuei sentindo remorço por ter deixado A MINHA ROSA esquecida em São Paulo... Quando ganhei a rosa lembrei e comentei um trecho do livro "O Pequeno Príncipe" que eu traduzo em minhas palavras assim: "É o valor que você dá a sua rosa que faz ela tão especial..."

E ainda hoje estou pensando nisso... no jantar, na noite, na rosa... e nas palavras de Saint-Exupéry no livro o Pequeno Príncipe...


PEQUENO PRÍNCIPE: Os homens do teu planeta, cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim... e não encontram o que procuram...
AVIADOR: Não encontram
PEQUENO PRÍNCIPE: E no entanto o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa, ou num pouquinho d'água...
AVIADOR: É verdade.
PEQUENO PRÍNCIPE: Mas os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração...
( Antoine de Saint-Exupéry)

E para encerrar minha reflexão... Vou deixar o diálogo do Pequeno Príncipe com a Raposa.

O PEQUENO PRÍNCIPE E A RAPOSA

Então a raposa apareceu.

- "Bom dia", disse a raposa.

- "Bom dia", o Pequeno Príncipe respondeu educadamente. "Quem é você? Você é tão bonita de se olhar."

- "Eu sou uma raposa", disse a raposa.

- "Venha brincar comigo", propôs o Pequeno Príncipe. "Eu estou tão triste."

- "Eu não posso brincar com você", a raposa disse. "Eu não estou cativada."

- "O que significa isso - cativar?"

- "É uma coisa que as pessoas freqüentemente negligenciam", disse a raposa. "Significa estabelecer laços." "Sim", disse a raposa. "Para mim você é apenas um menininho e eu não tenho necessidade de você. E você por sua vez, não tem nenhuma necessidade de mim. Para você eu não sou nada mais do que uma raposa, mas sem você me cativar então nós precisaremos um do outro".A raposa olhou fixamente para o Pequeno Príncipe durante muito tempo e disse:- "Por favor cativa-me."

- "O que eu devo fazer para cativar você?", perguntou o Pequeno Príncipe.

- "Você deve ser muito paciente", disse a raposa. "Primeiro você vai sentar a uma pequena distância de mim e não vai dizer nada. Palavras são as fontes de desentendimento. Mas você se sentará um pouco mais perto de mim todo dia."

No dia seguinte o principezinho voltou.

- "Teria sido melhor voltares à mesma hora", disse a raposa. "Se tu vens por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens por exemplo a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração... É preciso ritos".

Então o Pequeno Príncipe cativou a raposa e depois chegou a hora da partida dele.

- "Oh!", disse a raposa. "Eu vou chorar".

- "A culpa é sua", disse o Pequeno Príncipe, "mas você mesma quis que eu a cativasse".

- "Adeus", disse o Pequeno Príncipe.

- "Adeus", disse a raposa. "E agora eu vou contar a você um segredo: nós só podemos ver perfeitamente com o coração; o que é essencial é invisível aos olhos. Os homens têm esquecido esta verdade. Mas você não deve esquecê-la. Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa."
“Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz quando a contempla." ( Antoine de Saint-Exupéry)

4 comentários:

Debora disse...

Nossa adorei os trechos do livro O Pequeno Principe, sempre adorei muito o desenho, mas nunca tive coragem de ler o livro, porém agora quero muito um...


Beijinhos.

Jane disse...

Débora,
Eu tbm adorava o desenho.
O livro é maravilhoso e acho q deve ser lido na infância e repetido na idade adulta, com certeza será outra leitura.

Fernanda disse...

Amava o desenho! Esses dias atras estava mostrando no youtube alguns episodios pro Lee! Muito fofo! Li o livro tambem esses tempos atras (peguei emprestado da Fla) e amei! Imagino que romantico mesmo esse lugar, com rosas de petalas, que lindo deve ser. Por falar em camaro, o Lee queria fritar camarao pra jantar hoje e batatas e hush puppies que eh um "bolinho" de milho bem gostoso, e eu pedi que por favor nao comessemos fritura hoje hehehe. Preciso perder pelo menos uns 3 quilinhos ateh minha viagem, sera que consigo? Cortar fritura ja eh um bom comeco, acho rsrs! Beijos!

Fernanda disse...

Ih amiga, enviei um comentario mas parece que deu erro. Vou tentar de novo, se chegou pode apagar esse se quiser rsrs.
Disse que amava o desenho, e esses dias atras estava mostrando pro Lee no youtube. Li o livro tbm e adorei.
E o lugar parece ser mega romantico mesmo....que lindo ter petalas de rosas na entrada!!!
E por falar em camarao, o Lee queria fritar camarao hoje a noite, com batatas e hush puppies que eh tipo um "bolinho" de massa de milho bem gostosinho por sinal. Perguntou se eu queria e eu disse que na verdade nao, pois quero ver se perco pelo menos uns 3 quilinhos ateh minha viagem (na verdade preciso perder bem mais rsrs)...quem sabe cortando fritura (ja cortei refri) chego la? Beijinhos!