terça-feira, 7 de abril de 2009

Vaidade

Há mais ou menos duas semanas eu vi, nas atualizaçoes do orkut, uma frase de uma "amiga" minha que me fez pensar... Ela dizia: "Quem coloca cadeado no álbum do orkut é porque não se acha bonito." Então eu comecei a me perguntar: "O que é ser bonito?"
Muitas pessoas valorizam excessivamente a aparência, o corpo magro, a juventude... Será que essas pessoas ainda nao se deram conta de como essa beleza é passageira? O que será que pensam quando olham para uma pessoa velhinha com o rosto cheio de rugas? Será que pensam que essas pessoas nasceram assim? Que não foram jovens como nós e que nós, se não morrermos antes, também ficaremos velhinhos, cheios de rugas, bem diferentes do que somos hoje?
O que fica então? O que é a verdadeira beleza?
Essa idéia ficou na minha cabeça.
Hoje recebi por e-mail, pela segunda ou terceira vez, um texto escrito por Hebert Viana que me fez pensar sobre isso novamente. Sobre a vida, sobre a beleza. Justo hoje que comentei com minha amiga que o show do Paralamas do Sucesso foi um show que me emocionou muito e é um dos shows que eu gostaria de ter a oportunidade de ir novamente.

Registro aqui, como recebi, o texto.

CIRURGIA de LIPOASPIRAÇÃO?

Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração?
Uma coisa é saúde outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a auto-imagem. Religião é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação.
Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem.
Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.
A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?
A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.
Não importa o outro, o coletivo. Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.
Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas…
Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.

"Cuide bem do seu amor, seja ele quem for"
Hebert Viana (cantor e compositor)




Um comentário:

Fernanda disse...

Ji, como eu te contei estou estudando sobre saude mental esse mes e eh tao triste ver as estatisticas, o tanto de meninas se matando (literalmente) de fome pra entrar nas medidas que principalmente a midia propaga. E como vc ta certa: o que eh ser bonito? Envolve tanta coisa neh? ateh mesmo a beleza fisica eh muito relativa. Eu ateh achava q nao, mas depois de mudar pra ca e notar que a mulherada detesta um quadril, me lembrei de como no Brasil a mulherada que nao tinha quadril reclamava que era "reta"...e eu ja acho que o que depende eh o conjunto, entao concordo com vc e acho que eh muito triste que a capa merece mais atencao que o conteudo!