quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ensino a Distância

Quando ouvimos falar em ensino a distância, muitas vezes pensamos que é um curso mais fácil de levar, com menos compromissos, etc.
Eu percebi isso, inclusive, numa conversa que tive com uma colega que está fazendo uma especialização em Psicopedagogia. Quando eu comentei com ela que havia passado no processo seletivo para fazer a Pós Graduação em Ensino de Artes Visuais e que o meu curso seria a distancia. Ela disse: - Esses cursos a distância nao servem pra mim. Eu preciso de encontros, de estar ali junto com o professor.
Eu curiosa perguntei como funcionava o curso dela. Como eram os encontros, qual a periodicidade deles. Então ela me informou que eram feitos a cada 3 semanas. Perguntei se eles se comunicavam nesse meio tempo e ela disse que não.
Aí pensei, que nesse caso, meu curso é mais presencial que o dela. Pois além dos encontros que temos mais ou menos a cada 2 semanas, temos as aulas na plataforma virtual, onde nos comunicamos diretamente com o professor e com outros alunos e temos textos para ler e tarefas para fazer frequentemente.
Agora mesmo acabei de ler um texto e tenho até amanha para fazer determinada tarefa, usando esse texto como referência. Amanhã mesmo estará disponível na plataforma virtual um novo texto que será "aquecimento" para nosso encontro no próximo sábado, dia 16, onde teremos aula das 8h as 17h. Nesse dia temos que estar com o texto História do Ensino da Arte no Brasil "na ponta da língua". Além da oficina, haverá atividade avaliativa.
Depois desse teremos um encontro dia 30/05 e na semana seguinte, 06/06 já teremos outro.

É claro que há cursos a distância E cursos à distância. Cada caso é um caso. E eu estou falando da minha experiência como aluna de um curso de Pós Graduação a distâcia oferecido pela UFMG.
Excelente curso, mas que depende de muita dedicação do aluno. Não é fácil não...

3 comentários:

Fernanda disse...

Eu ja tive duas aulas online e acredito na eficiencia de aulas pela internet e aulas a distancia. Fiz uma aula de CIS (Computer information system) no semestre passado, e uma de comunicacao oral (speech) nesse semestre que acabei, ambas totalmente on line. Pelo que conversei com uma prima minha e pelo que entendi do seu poste, na plataforma virtual vcs tem que estar on line no mesmo periodo, ta certo? Nas minhas duas aulas online eu podia acessar a qualquer momento, a qualquer dia. Apenas tinha que estar em dia com os trabalhos, com as discussoes que as profes postavam, e entao tinhamos a prova que tinha tempo programado. Amei!!!! Muito pratico, e pra te dizer a verdade, aprendi muita coisa! A vantagem eh que nao tem as interrupcoes e distracoes que tenho na aula, e escolher o horario eh tudo de bom, porque aula meio-dia logo apos o almoco (como algumas que tenho aqui) ninguem merece!!! Pronto falei demais, me empolguei hehehe.
Beijinhos!!!

Debora disse...

Nunca tive aulas on line, mas tenho amigas que fazem cursos a distancia e elas sempre me falaram que é bem puchado, pois vc tem vários textos para ler, atividades para fazer e tudo tem um prazo...

Com relação a minha idéia de fazer uma nova facu, confesso que o que vc escreveu me ajudou bastante... Tenho até o final desse ano para decidir... A única coisa que já tenho DECIDIDA é que se REALMENTE for fazer uma nova faculdade irei escolher uma profição "essencial" que nunca irá acabar...


Beijinhos.

Jane disse...

Fer,
O meu curso é mais ou menos como o que vc disse q fez aí. Acessamos a qualquer momento, temos textos para serem lidos, tarefas com prazos definidos, algumas discussões propostas nos fóruns com participação obrigatória, e os encontros presenciais obrigatórios também.
Eu to adorando fazer um curso assim, como vc disse temos mais autonomia com os horários, embora seja preciso organização com o tempo e comprometimento para levar o curso em frente, mas eu acho que isso é igual com o curso presencial, né? Pois se não tivermos metas, organização e disciplina não vamos em frente com nada.

Débora,
Que bom que eu ajudei com o que escrevi sobre a sua vontade de fazer outro curso superior para mudar de profissão.
E sobre escolher uma profissão "essencial" que "nunca irá acabar", é um raciocinio interessante visando o mercado de trabalho, mas concentre-se também em escolher algo que vc realmente gosta. Porque fica mais fácil estudar e ter sucesso no trabalho posteriormente.