sábado, 6 de junho de 2009

Arte e Educação

Pequena pausa para registro e reflexão.

Por indicação do meu professor de Fundamentos das Artes Visuais, acabei de ler uma entrevista com Ana Mae Barbosa em Carta Maior.

Ana Mae é a principal referência no Brasil para o ensino da arte nas escolas. Professora aposentada da USP, acredita que a arte estimula a construção e a cognição das crianças e adolescentes, ajudando a desenvolver outras áreas de conhecimento. Em entrevista exclusiva à Carta Maior, Ana Mae Barbosa falou sobre a importância do ensino da arte nas escolas e sobre as dificuldades de implantar essas idéias.
Pensei em transcrever a entrevista aqui, mas o link está logo acima, então vou colocar apenas uma parte significativa, que pode nos levar a pensar um pouco sobre a importância que é dada a educação no nosso país.

Quanto questionada se o que ela propõe como ideal no ensino de artes era factível para a realidade estrutural da educação. Ela respondeu: "Eu estou cansada dessa conversa de que custa caro. Custa caro colocar os menores na Febem. Um país que gasta mais dinheiro com prisão do que com educação tem que mudar."

E sobre a capacitação de professores ela diz: "Qualquer professor precisa estar atualizado. Eu não concebo um professor que não procure, em um ano inteiro, um curso, uma conferência, ao menos para trocar idéias. A atualização deve, então, ser permanente e não algo esporádico como esta tal capacitação!
-------------------------------------------------------------------------------

Não posso deixar de concordar com Ana Mae (e quem sou eu pra discordar? rs). Um professor que não estuda é um professor morto.
Portanto de volta aos estudos vou eu.

Nenhum comentário: