quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Juri Popular

Sem receber pagamento por isso, milhares de jurados trabalham anonimamente nos cerca de 1.300 julgamentos realizados no Brasil anualmente. Aceitar o papel de jurado é considerado um dever cívico, assim como votar em eleição. Quando um cidadão é sorteado por algum tribunal, só consegue safar-se com argumentos muito convincentes.


Há pouco mais de 1 mês um oficial de justiça trouxe em minha casa a intimação.
Amanhã devo comparecer ao fórum para participar do juri popular. Fiquei sabendo que ser intimada não significa que participarei do juri. Na hora é feito um sorteio e 7 pessoas são "escolhidas".

A única coisa que me enobrece nessa situação é saber que somente pessoas idoneas recebem esse tipo de convocação. Mas não estou nada animada para participar de um julgamento, para ajudar a decidir a vida de alguém.

3 comentários:

Anônimo disse...

Jane,
Vivendo e aprendendo, eu nao sabia como era a escolha dos jurados. Ale'm de civico parece bem justo. Concordo com voce que nao e' confortave'l julgar ningue'm. Boa sorte, vou torcer para nao ser sorteada!!!! Beijos

Elianne Goff disse...

Jane

Minha ja participou algumas vezes , teve uma situacao que ela quase precisou dormir na corte pq ninguem poderia deixar o local ate a decisao final do juiz .
Faz parte dos chamados" deveres civicos" como paritcipar das eleicoes, o que minha mae tambem ja fez ela trabalhou nas eleicoes por alguns anos sempre por convocacao .

beijos e boa semana

ps... obrigada pelo recadinho que voce deixou no meu blog outro dia !!!

Jane disse...

Larissa,
No final eu até fiquei curiosa pra ver como funciona um julgamento...

Elliane,
Qd a pessoa é intimada a participar do juri popular, depois de iniciado o julgamento ela tem q ficar todo o tempo isolada mesmo. O tempo q o durar... As vezes até 3 dias. Acho q esse não é o caso dos julgamentos que tem aqui.
Sobre as eleiçoes, eu tb trabalho ha anos... Eu nao me incomodo mt de trabalhar, pq depois eu pego o dobro de folga... E sempre pego as folgas pra fazer alguma viagem... Entao pra mim eh legal!
Pra quem é dono do proprio negocio já é mais complicado... Pq tem que trabalhar pro governo, sem receber, como mesario e depois nem sempre tem essa folga garantida!

Obrigada pelos comentários. Adoro suas visitas