sábado, 5 de dezembro de 2009

Toque de sinos de cidades em MG é tombado

Moradores se guiam pelo som dos sinos. Dá para saber as horas, acompanhar dias santos e acontecimentos como batizados e até a morte de pessoas queridas.

E em nove cidades históricas de Minas, o toque dos sinos foi tombado como Patrimônio Imaterial do Brasil.

São 31 sinos só no centro histórico de São João Del Rei. Toda a paisagem, cheia de igrejas e casarões coloniais faz parte do Patrimônio Histórico Nacional. E agora o som dos sinos que ditam o ritmo na cidade também virou patrimônio.
“Quando você preserva, você registra a linguagem do toque dos sinos, eu tenho certeza, nós estamos preservando uma boa parte da nossa memória, da nossa história”, disse Jairo Braga Machado, historiador do Iphan.

Matéria do jornal nacional quinta feira passada.
 
São João del Rei é a minha cidade de coração. Por TUDO que eu vivi ali. Pelos anos na universidade (UFSJ) que eu amo muito e por todos os momentos mágicos que estão guardados em mim.

4 comentários:

Fernanda disse...

Me veio agora 'a memoria minha vozinha cantando Oh Minas Gerais, Oh Minas Gerais, quem te conhece nao esquece jamais, Oh Minas Gerais! rs Qdo eu for ai quero que vc me leve pra conhecer Sao Joao.
Beijos!

Bia disse...

Eu nunca fui muito de ir a igreja nem nada assim religioso, mas aqui elas sempre me dão paz... Quando ao barulho dos sinos, com tanto que não seja de manhã cedo aos sábados e domingos, por mim tudo bem! hehehe!!
bjs

Anônimo disse...

Jane
Outro dia mesmo, estavamos conversando com um amigo brasileiro que e' do interior de SP. E ele dizia que atrave's do sino da igreja sabia-se de tudo: nascimento, batizado, casamento, morte, etc... e a conversa saiu por causa da proibicao dos minaretes na Suica, mas isso e' uma outra histo'ria que ainda bem nao atinge o Brasil. Beijos

Jane disse...

Fer,
Te levarei com todo prazer!

Bia,
Eu me sinto mt bem nas igrejas. Amo mt essas históricas. Adoro caminhar por esse lugares e entrar nas igrejas. Assistir a missa. É mt bom...
Qt ao barulho dos sinos, quem mora perto se acostuma. Eu gosto até disso! :)
Nosso patrimônio. Nossa história!

Larissa,
É verdade. Os moradores dessas cidades sabem as noticias (nascimento, falecimento, feriado, etc.) pelo toque dos sinos. É mt interessante.