sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A mudança

Pois bem...
Estavamos na escola com duas turmas multisseriadas: a minha (Educação Infantil e 1º ano) e a da Michelle (2º e 3º ano). Em contrapartida tinhamos uma professora fora da sala, sem fazer nada. Foi então que a coordenadora juntamente com a supervisora decidiu que essa professora deveria voltar para a sala de aula e acabarmos pelo menos com uma turma multisserida.
Acontece que essa professora estava fora da sala não por sua vontade própria, mas por decisão da coordenadora e da súper que não estavam satisfeitas com o trabalho que ela vinha fazendo como professora do4º ano.
Foi então que decidiram que a tal professora volta pra sala, mas não deve voltar para o 4º ano.
E onde eu entro nessa?
Pensando onde seria "melhor" (menos pior) deixar a professora em questão... Acordaram que deveriam colocá-la na Educação Infantil e nesse caso eu deveria ir para o 4º ano.
Para mim, essa atitude é transferir o problema, pois uma professora que não está apta para a docência, não deveria estar em sala nenhuma e tbm nao deveria estar ocupando um cargo ocioso e recebendo seu salario sem fazer nada.
Colocá-la na Educação Infantil "justificando" que o estrago vai ser menor, é tbm uma forma de menosprezar esse grau de ensino.
Mas se eu me recusasse a aceitar a proposta delas, tudo ia continuar como está. A prof  Michelle sobrecarregada com as duas turmas e mais um aluno especial que esqueci de mencionar e eu com a Ed. Infantil e o 1º ano. Eu não queria deixar minha turminha, meus pequenos, mas tb não estava satisfeita com as duas turmas, não pelos alunos, mas pela cobrança e pressão que eu estava sofrendo.
Então aceitei.

Hoje os pais dos alunos que sofrerão a mudança foram chamados.
As mães dos meus alunos não queriam aceitar. Duas mães choraram, me perguntaram se eu queria sair da Ed. Intantil, e eu nao pude mentir, disse que não queria, mas assim foi decidido. Falaram que fariam o que fosse preciso pra eu continuar... Mas infelizmente acho que nada se poder fazer.
O ideial seria ter uma professora competente pra assumir o 4º ano e eu continuar com o meu trabalho na Educação Infantil.
Mas enfim... As coisas estão longe de serem ideais... E assim terça-feira estarei na nova sala, com os novos alunos e fazendo meu trabalho.

4 comentários:

Anônimo disse...

Jane
Mudancas sao boas!!! `As vezes, parecem ruins num primeiro momento mas depois tudo da' certo!!! Boa Sorte na nova empreitada!!! Beijos

Fernanda disse...

Olha soh o quao longe vai a imaginacao da pessoa, eu ja estava pensando estaria voce pra mudar de escola (?), e nao apenas de turma. Foi isso que me veio a mente quando li seu poste anterior. Espero que voce goste e tudo de certo. Beijinhos!

Bia disse...

Jane, e quem é que supervisona o trabalha dessas duas que estão decidindo tudo hein?
Ela parecem que nem sabe o que estão fazendo, tem que levar em conta o que é melhor para as crianças!

Bom final de semana,
bjs

Jane disse...

Larissa,
Sinceramente eu acredito que essa mudança será melhor pra mim. Mas para as crianças "meus alunos" da educação infantil tenho certeza que não será o melhor.

Fer,
Eu pensei mesmo em mudar de escola. Mas eu sei que em qualquer lugar eu vou encontrar problemas... Eu vou gostar do 4º sim, não é "novidade" para mim não. Meu primeiro ano nessa escola foi no 4º ano e depois eu fiquei mais 3 anos com o 5º ano.

Bia,
Quem "surpervisiona" as duas é a secretaria de educação e a secretária de educação daqui... prefiro não comentar...
Eu sei que a super tá tentando fazer o melhor para as crinças, mas eu acho que essa ação dela foi como descobrir um santo para cobrir outro.
Como eu disse no post o ideal era termos professoras competentes para todas as séries.
Mas isso não é a realidade de minha escola, e de tantas outras por aí... Pra falar a verdade a educação pública do nosso país na maioria das vezes está longe da excelencia.

Bjs a todas vcs amigas que estão sempre me apoiando.
Bom final de semana pra nós!!!