segunda-feira, 29 de março de 2010

Valeu a pena

O final de semana em São João del Rei foi muito bom... Por tudo... Por rever amigas, pelo vinho e cerveja com elas, pelo chá de bebê da Josie ontem no final da tarde, pelos momentos ao lado do Rui e de sua família que eu gosto tanto... mas posso dizer que as maiores emoções eu senti no Espetáculo Terra de Livres. Simplesmente maravilhoso!
Uma viagem na história de São João del Rei através de um espetáculo teatral que percorreu o centro histórico da cidade e mostrou suas igrejas sob um novo ângulo.
O espetáculo começou com fogos de artifício em frente à igreja Nossa Senhora das Mercês. Na cena de abertura, as escadarias da Nossa Senhora das Mercês recebem mapas projetados da região no século 18. O show começa quando o índio bate com seu cajado no chão depois de subir os degraus, por onde escorrem as águas da primeira cena, “Rio das Mortes”.
A Guerra dos Emboabas é um dos mais importantes episódios da história das Minas Gerais à época de sua intensa colonização e exploração; ilustra com disputas e derramamento de sangue a importância que aquelas terras pontilhadas de ouro adquiriram para o país.
Três séculos depois, a disputa está de volta em um dos seus palcos: em São João Del Rei, atores substituem os guerrilheiros em tocaias e tomam as ruas da cidade para encenar a guerra. Desta vez, no entanto, o cenário são os fundos da Igreja Nossa Senhora do Pilar, e bandeirantes e emboabas vestem figurinos inspirados nas estátuas policromadas de Aleijadinho.
No lugar de vencidos e vencedores, a retomada histórica resulta em um espetáculo repleto de história, teatro de rua, música e dança.
O espetáculo faz desfilar a importância do ouro na região. Foi um momento lindo quando gritam: - OURO! E começa uma chuva de "prata" pelo centro histórico. Emocionante!
Quem leva o público é um cortejo de tropeiros, maracatu, prostitutas e congada que se revezam no caminho percorrido pela cidade. São acompanhados por uma espécie de carro alegórico, denominado Grizu – em homenagem a um carrinho de procissão de São João Del Rei, dos anos 1930 - idealizado por Dantas e realizado pelos arquitetos Tatiana Durignan e André Wissenbach. Ele dá suporte para as projeções e a iluminação do percurso.
Nas paradas em cinco igrejas da cidade, os atores se utilizam de projeções, música, dança e circo para narrar a saga da região e os episódios que simbolizam a conquista das diversas liberdades: política, pessoal, espiritual, educacional e econômica. O espetáculo se encerra na Igreja de São Francisco de Assis.
Estações de Terra de Livres:

Igreja Nossa Senhora das Mercês – cena Rio das Mortes
Igreja Nossa Senhora do Pilar (fundos) – cena Guerra
Igreja Nossa Senhora do Carmo – cena Arraial Rio das Mortes/ São João Del Rei
Igreja Nossa Senhora do Pilar – cena Maria Viegas
Igreja Nossa Senhora do Rosário – cena Dança dos Negros
Igreja São Francisco – cena Terra de Livres

Entre as estações, público e atores se deslocam em cortejo.

Não sei como descrever esse momento único que eu tive o privilégio de viver. E infelizmente não registrei com minha camera... Vai ficar guardadinho aqui na memória e no coração...

Um comentário:

Fernanda disse...

Deve ter sido mesmo lindo!
Beijao e que a semana que inicia seja maravilhosa!