segunda-feira, 2 de maio de 2011

Estágio em Gestão Escolar

Muita gente chega a esse humilde blog através de pesquisa no google sobre esse assunto: Estágio em Gestão Escolar.
É que um dia, eu escrevi algo vago e pessoal sobre minha experiência de estágio nessa área.
Foi um dos estágios que eu tive que fazer durante o curso de Pedagogia  na Universidade de São João del Rei.
O curso oferecido por essa universidade tem a duração de 4 anos e forma o profissional de educação professor/pedagogo, em nível superior, habilitado para a: Docência na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e "Gestão Educacional" (entendida como a organização do trabalho pedagógico em termos de planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos sistemas de ensino e dos processos educativos formais e não formais e à Produção e Difusão de conhecimento científico e tecnológico do campo educacional).
Apesar de ter cursado o Normal Médio e já atuar como professora quando fiz o curso de Pedagogia, eu tive que fazer todos os estágios: Educação Infantil e, os outros estágios foram separados por disciplina, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes e o último estágio em Gestão Escolar.
Já apareceu muita gente aqui me pedindo orientação, material para ler, ajuda pra fazer relatório de um estágio que não foi feito, etc.
Eu costumo responder os e-mails com carinho e atenção. Curioso é que ninguém responde esses e-mails.
Deixei de responder, até porque é difícil ajudar sem saber qual a estrutura do curso e o que a universidade exige do aluno num estágio como esse.


Vou deixar aqui meu parecer a todos que estão fazendo o estágio ou vão fazer.


Primeiro vocês precisam ter claro qual é o objetivo desse estágio e como é o relatório que a faculdade pede.
Cada faculdade adota seus critérios para o relatório.

Eu fiz o estágio em Gestão no último ano da faculdade (em 2008) e tinhamos uma professora para orientar (acredito que vcs tb tenham), a minha orientadora mais me desorientava do que orientava, rss, mas de qualquer forma nós tinhamos um roteiro a seguir.

Através do estágio me foi possível obter uma visão global da organização do trabalho escolar,  analisar componentes curriculares e estudar bibliografias.
O estágio é tb uma aportunidade para avaliar a formação que vc está recebendo no curso e fazer desse momento uma base de reflexão, análise e crítica, através de uma postura indagativa e problematizadora sobre o cotidiano escolar.
Sendo assim, penso que dentro do roteiro que a faculdade passar, vcs devem expor o que realmente aconteceu na experiência do estágio. Valendo-se claro de uma boa base teórica para refletir e justificar sempre.

Espero ter ajudado em algo,

Boa sorte a todos (as)
Abraço,
Jane 

Nenhum comentário: