quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Trabalho...

Hoje eu deixei de dar aula novamente pra fazer pesquisa. Infelizmente eu tenho que trabalhar 3 dias pra ganhar o que eu ganho em 2 horas de pesquisa. Então estou aproveitando e fazendo esses bicos... É claro que não deixei meus aluninhos sem professora. Minha irmã (que tbm faz pedagogia) foi me substituir. E qdo eu faço isso, ligo a todo instante pra saber se está td bem, rss.
A comunidade onde a escola está inserida está passando por um sério problema que é falta de água. A bomba que puxa a água até a caixa queimou e toda a comunidade está sem água desde segunda feira.

Me parece que vai levar uma semana para concertarem e enquanto isso... Nós temos que dar um jeito pq as crianças nao podem ficar sem aula. Terça feira fomos todos para outra escola que fica perto da comunidade. Detalhe, não tinha sala suficiente pra todos... Fiquei metade do tempo com as crianças no refeitório e depois improvisamos uma sala em um galpão que tem perto da escola.
Isso atrapalhou bastante nossa rotina.
Como a comunidade não pode ficar sem água, a COPASA mandou 2 caminhões e encheram a caixa d´água. Então ontem tivemos aula normal.
Conseguimos terminar os Ipês que estavamos fazendo e ficaram mt legais.
Achei que estava tudo parcialmente resolvido. Mas hoje qdo liguei pra minha irmã pra saber
se estava tudo bem com meus pequeninos... Ela me disse q água tinha acabado e iam todos de novo pra outra escola...
Enquanto minha irmã se virava (meio assustada) lá na escola (ela já decidiu que não é isso que ela quer pra ela) eu estava em outra cidade (Bom Sussesso) fazendo pesquisa sobre intensão de voto e pensando...
Hoje eu entrevistei 40 pessoas, apenas 1 tinha curso superior e a grande maioria renda familiar inferior a 600 reais.
Trabalhando com pesquisas estou vendo ainda mais de perto como é o nosso povão, como educação (ou a falta dela) é um problema sério no nosso país...
A gente lá na escola tentando fazer alguma coisa com tão pouco recurso e vendo dinheiro ser jogado fora de tantas formas por nossos líderes políticos.
Esses dias eu estava conversando com a coordenadora e comentei que a merenda da escola é bem fraca, então ela me mostrou o qto é dificil fazer milagre com os R$ 0,22 que o governo manda para cada criança se alimentar por dia... No dia seguinte ouvi a mesma informação na rádio, que enquanto cada criança recebe R$ 0,22, cada presidiário recebe 8 reais por refeição... Eu fico entender tudo isso... tanta ignorancia do nosso povo, tanta miséria, tanta desigualdade... TANTA coisa errada...

Eu sei que esse post tá confuso... Mas é assim q fica minha cabeça qdo eu penso em tudo isso...

Um comentário:

Fernanda disse...

Realmente, cozinhar por 22c eh malabarismo ou ateh mesmo milagre...e de pensar que pra tantas criancas se trata da refeicao principal! Lamentavel!