sábado, 4 de outubro de 2008

Pela paz

Hoje foi um dia sem compromisso pra mim... A tarde eu e minha irmã fomos visitar uma amiga dela e levamos um filme. Ultimamente só tenho cabeça para TCC, estágio... e já tinha um bom tempo que eu não assistia um filme. Assistimos "As cinco pessoas que você encontra no céu". O filme mostra através de uma metafora que o fim tbm significa um começo, mas mtas vezes nós nao percebemos isso. Acho que a idéia principal é que estamos todos interligados, que nossa ações interferem na vida dos outros... Gostei da mensagem.

Depois dei uma escapadinha com minha irmã e meu, cultura cunhado e fomos dar uma volta... Foi bem legal...

Votamos para a casa da nossa amiga e ela nos convidou para assistir o vídeo "Woodstock três dias de Paz e Música". Eu já conhecia a história do evento, mas ver os preparativos e ver como tudo aconteceu foi emocionante pra mim.
O Festival Woodstock representou um marco no movimento de contracultura dos anos 60. Engraçado que o que surgiu como contracultura, ou seja, como oposição à cultura de massas, ao estabelecido, ganhou tanta visibilidade que acabou por se tornar a cultura hegemônica entre a juventude ocidental, perdendo a essência contestatória que levava consigo para se incorporar à sociedade de consumo.
Incrível ver mais de 500 mil jovens no festival, cantando, brincando com a chuva, tomando banho nu, todo mundo feliz e mostrando que não precisamos de guerra, todos pela paz.
O festival aconteceu nos dias 15, 16, e 17 de agosto de 1969. Mais de 10 anos antes de eu nascer.
Fiquei pensando como essa geração tem história pra contar, como fizeram história... E como a minha geração é alienada, mergulhada no consumismo desenfreado...
Que história teremos pra contar? O que deixaremos para nossos filhos? Mais quantos anos de Eguinha Pocotó? Com tanta música de qualidade no nosso país e os jovens alucinados achando que estão arrasando rebolando até o chão.
Não posso consentir com isso.

Momentos emocionantes do Festival pra mim:
Joe Cocker cantando With a Little Help from My Friends.

Essa música me deixa arrepiada. Amoooo. Lembra bons momentos da minha adolescência qdo eu assistia o Seriado Anos Incríveis na TV Cultura (a música era tema da abertura).

A apresentação da Janis Joplin tbm foi demais. Eu adoro a voz dela... E vê-la cantando... Sem palavras... Gostaria de ter visto, de ter sentido isso ao vivo...

Enfim, o auge da minha emoção foi quando anunciaram o nascimento de um bebê em pleno festival, com direito a música oferecida para os pais...
Lindo demais...
Encerro aqui pensando em Paz...
Peace...

E amanhã vou trabalhar... Fazer o quê? Fui convocada pra trabalhar de graça como mesária nas eleições...
PS* A primeira foto que aparece no ínicio dessa postagem sou eu uns 10 anos atrás... (tosca demais, rss)

3 comentários:

Fernanda disse...

Oi querida amiga! Adorei sua fotinha....o cabelo longo, a calca boca de sino, o chapeu!!! So cute!

Eu entendo o que vc quis dizer no seu poste...mas queria entender o que levou nossa geracao ao consumismo desenfreado e a alienacao. Eles sao descentes daquela geracao certo? Sera que nao foram criados por uma geracao que tbm tem sua culpa no sentido de nao dar tanta atencao aos filhos e tentar suprir isso com bens materiais? Eh algo a se pensar neh! Tenho esse video aqui em casa mas ainda nao assisti...mas fiquei pensando em todos esses jovens nus, pulando, gritando e cantando (e pra la de Bagda neh? suuuuper pra la de Bagda), fora a liberacao sexual e proliferacao de DST. Sei la, nao to criticando nao, eh uma fase interessantissima da historia. Tenho milhoes de perguntinhas nessa minha cachola doida sobre muita coisa tbm! By the Way, adorei seu poste e to com saudade de bater papo com vc. Beijos!!!

Debora disse...

Sei bem o que vc está passando com o seu TCC, pq me lembro bem do meu e posso dizer que foi um grande sofrimento, mas no fim tudo dá certo!!!

Nossa vc tb foi mesária, pelo menos eu não fui a única, mas o pior é que aqui teremos segundo turno, então dia 26/10 estarei trabalhando novamente...


Beijinhos.

Jane disse...

Fer...

Tbm tenho zilhoes de perguntas na minha cachola...
Sim, somos "produtos" da geração passada e tbm acho que o consumismo foi algo "natural" que veio com o "progresso" (revolução industrial, desenvolvimento da tecnologia) e a sociedade de forma geral passou a valorizar demais o ter.

Mas uma coisa que me intriga na "nossa alienação" é a falta de questionamentos. É aceitar tudo, é o não pensar... É ouvir e dançar os funks da vida e não questionar as letras e o comportamento que é incentivado... É reclamar do governo e não procurar informação... Reclamar e aceitar sem fazer nada.

Não vemos jovens como aqueles do weedstock... que estavam ali pra protestar contra tudo o que estava acontecendo (o capitalismo, a guerra), em um protesto pacifico.

É claro que junto com Rock and Roll rolava mt droga e sexo... Mas estavam felizes e lutando por um ideal.

O que lamentalvemente não vemos hoje...