segunda-feira, 10 de novembro de 2008

CONED - Balanço Geral

Congresso em Educação promovido pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS.
Dia 04/11 - Terça Feira - Abertura: Palestra com Rubem Alves. Embora ele não tenha falado nada sobre o tema da palestra, eu posso dizer que foi ótimo. Que ele é ótimo e que eu adorei. Me fez pensar em tantas coisas e continuar admirando e gostando dele. Ótimo!!!

No mesmo dia palestra com Gabriel Perissé. Dinâmico, engraçado, sabe falar para um gde público e envolver os ouvintes. Muito bom!

Dia 05/11 - Quarta Feira: Mini cursos. O que eu escolhi foi o seguinte: Inovação Tecnólogica e competitividade no desenvolvimento de novos produtos. Por Luiz Amaral Lunkes (Engenheiro de desenvolvimento de produtos). Escolhi esse mini curso por estar de certa forma cansada do blá blá blá de sempre da temática dos outros minicursos (psicomotricidade, alfabetizaçao matematica, educaçao e ética, etc.) Péssima alternativa. Foi horrível. Desde o o conteúdo ou a falta dele, até o palestrante que não tinha nenhuma didática e noção alguma do que é ministrar um mini curso! Ouvi dizer que os outros mini cursos tbm não foram bons... Só ouvi falar bem do "Ética e Educação".

Dia 06/11 - Quinta Feira - Encerramento e coquetel. Palestra: Projetos e temas transversais - Max Haetinger. Bem... Não fui ao encerramento pq caiu uma chuva muito forte e eu sem carro nao tive como sair de casa... Mas ouvi dizer que foi excelente.
Coquetel: Bebi um pouco, comi um pouco(o cardápio estava bem fraquinho), música legal, dancei muitoooo. Foi bom.

Valor do congresso: 100 reais!
Certificado de 40 horas. (Somando todas as atividades não deve dar nem 20.)

Conclusão final: A universidade vende certificados (caro por sinal), para seus alunos conseguirem as obrigatórias horas academicas, e oferece pouco conhecimento e cultura para seus clientes.

Parafraseando o Gabriel Perissé: "A universidade é um lugar onde se vende diplomas, o aluno é um cliente que quer comprar um diploma e o professor é o cara que atrapalha as negociações."

Um comentário:

Fernanda disse...

Infelizmente tudo eh comercio nao eh minha amiga? Mas fico feliz que teve as partes boas! Um beijo!