segunda-feira, 13 de abril de 2009

Semana Santa em São João del Rei

A Semana Santa de São João del-Rei - terra da música e do soar dos sinos - é uma das mais belas do Brasil. Além de conservar as antigas características barrocas, as músicas das orquestras Ribeiro Bastos e Lira Sanjoanense abrilhantam os principais cerimoniais. A celebração é a única no Brasil que preservou antigas tradições, hoje abolidas, como o latim considerado língua morta que é utilizada nos Motetos, nas Matinas e Laudes, tocadas e cantadas na Catedral do Pilar.
Achei muito bonito o ritual de lava pés, com o coral do tradicional conservatório tocando e cantando. E fiquei impressionada com a multidão que acompanhava um dos momentos mais encantadores, o Descendimento da Cruz, realizado na Sexta-Feira Santa, na escadaria da Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Em seguida, segue a Procissão do Enterro.
No Sábado Santo, a comunidade é convidada a permanecer em espírito de recolhimento, seguindo toda à noite com a Vigília Pascal. Para encerrar, no Domingo da Ressurreição, a partir das 9h, é celebrada a Solene Missa.

Além disso, na Praça Freio Orlando (Largo de São Francisco) houve exposição de artesanato, encontro de músicas de raiz e oficinas de tapete de rua e de bordados. Já na Praça Embaixador Gestão da Cunha (Largo do Rosário), além dos tradicionais tapetes de rua, houve uma amostra de gourmet e um varal de fotos. Uma feira de artesanato também fi montada no local de onde partiu, todas as noites, a Maria Fumaça com destino a Tiradentes.

2 comentários:

Debora disse...

Nossa que legal...

Nunca passei a Semana Santa em uma cidade assim...



Beijinhos.

Fernanda disse...

Muito legais as fotos! Minas tem tanta historia!