sábado, 8 de agosto de 2009

As aventuras honradas da Profissão de Professor

Como membro dessa classe de desbravadores, faço questão de tornar pública a fantástica vida dos professores!Leia com atenção os 7 (sete) motivos para você se tornar um Professor do Estado (do Paraná) e anote todos os detalhes!!!
O número 7 (sete) é um número de destaque, pois ele simboliza a perfeição: em sete dias Deus fez o mundo, sete são as cores do arco-íris, mas também sete é conta de mentiroso. O 7 aqui será utilizado em relação à educação e, mais especificamente, ao professor.
Ser professor é socializar o saber, é construir, juntamente com o discente, um conhecimento que valorize o meio em que atua. Por isso, destacar-se-ão 7 motivos para incentivar, você, leitor a ingressar nessa brilhante carreira!!!

1. Estude muito e leia bastante, principalmente a vida de São Francisco de Assis; lembre-se de que você também terá que fazer um voto eterno de pobreza.
Ou então a de madre Teresa de Calcutá....(pode ajudar a não perder a determinaçao)

2. Prepare-se para manejar certos instrumentos, como o giz e o apagador. Para tal, consultamos o personal stylist de Michael Jackson; você precisará de luva e máscara durante as aulas.Além de ter que fazer tratamento anti-alérgico para o resto da vida.

3. Manter-se em forma não será problema para você; com o corre-corre de uma escola para outra, você estará evitando o sedentarismo; com o salário que receberá, não precisará fazer regime; e caso precise complementar a cesta básica do mês, você ainda terá o privilégio de usar o TÍCKET DE 4 REAIS.Acredite se quiser: O estado não tem dinheiro...(uma pobreza!!!)

4. O educador é o único que pode acumular cargos: além de ministrar aulas em 3 ou 4 colégios diferentes, ainda sobra tempo para ser sacoleiro, levando para as escolas os últimos lançamentos do Paraguai, ou sendo importante representante de empresas como a AVON, a HERMES e a Tupeware!!! Ah, não custa aprender artesanato, fazer tricô, pano de prato, enfeite de Natal!

5. A formação continuada do professor é algo bastante importante e valorizada pelo governo. Com sorte, você será selecionado para ficar em um grande e luxuoso hotel como o IAT, desfrutar de ótimas instalações e saborear um cardápio variado; tudo isso com uma localização privilegiada e com vista para o ma...to.
Lá na PQP onde o vento faz a curva e judas perdeu as botas: Faxinal do Céu, ou será inferno? (No caso um inferno congelante.) Nunca fui, pois me contaram que primeiro que o guia é um índio e algumas partes do caminho são difíceis até pra camelo!! Além de porcos espinhos por toda parte!!!

6. O local de trabalho deve ser evidenciado: o educador, quase sempre, trabalha em escolas-modelo, cujo slogan é a fartura: 'farta' limpeza, 'farta' funcionário, 'farta' material didático, enfim, 'farta' tudo;Qualquer ser inteligente vai se perguntar: será incompetência ou uma invasão dos alienígenas amigos dos políticos? Quem sabe as duas coisas...7. Por fim, você desfrutará de um plano de saúde de ótima qualidade, cuja eficiência é demonstrada nos consultórios psiquiátricos repletos de professores que, ao completarem a idade e o tempo de serviço, já se encontram fatigados pelo trabalho, sugados pelo sistema e em pleno desmoronamento físico além do mental.Pior: nós é que temos que comprar a fluoxetina, o rivotril....(bem baratinhos). Sem esses você não irá sobreviver!!!!

7. Por fim, você desfrutará de um plano de saúde de ótima qualidade, cuja eficiência é demonstrada nos consultórios psiquiátricos repletos de professores que, ao completarem a idade e o tempo de serviço, já se encontram fatigados pelo trabalho, sugados pelo sistema e em pleno desmoronamento físico além do mental.
Pior: nós é que temos que comprar a fluoxetina, o rivotril....(bem baratinhos). Sem esses você não irá sobreviver!!!! Assim, depois de ler essas sete dicas, não perca a oportunidade e não desista: vá a um posto do estado e inscreva-se no concurso do ESTADO. O estado quer lhe receber de braços abertos. O nosso lema é: 'PAGUE PARA ENTRAR, REZE PARA SAIR'.
Aos que já se encontram desfrutando desse 'néctar' que é ser funcionário do estado na educação, nossos parabéns, você é persistente e capaz. Possivelmente, não terá recompensa aqui na terra, mas é certo que já tenha adquirido lugar privilegiado no céu.

( Uma paródia do texto original, mas desconheço a autoria)
POSTADO POR JOYCE SANCHOTENE

Quero lembrar que amo a minha profissão e faço o meu trabalho com muito amor. Mas não posso negar que o texto fala a realidade da vida de mtos professores funcionários de estados e municipios do nosso país.

Sou funcionária pública, efetiva na Prefeitura de Lavras - MG e sei do que a pessoa que escreveu esse texto está falando, pois é mais ou menos assim mesmo.
Para quem tiver vontade de ingressar nessa área, estão abertas as inscrições para concurso público neste municipio. Eu entrei no último (Há quase 6 anos) e vou concorrer a mais uma vaga, pois com apenas um cargo não é fácil sobreviver.

2 comentários:

Fernanda disse...

Muita fluoxetina nessa hora rs. To com saudade!
Beijos!!!!

Elianne Goff disse...

Boa sorte no concurso Jane, e bom trabalhar com amor a profissao , apesar dos pesares o magisterio ainda tem seu brilho e uma enorme responsabilidade com as geracoes futuras !!!

bjs ,