sábado, 15 de agosto de 2009

Minha primeira vez na periodontista

Fiz hoje pela manhã uma cirurgia na gengiva.
Meu drama começou quando um dia antes de viajar pra São Paulo ao morder um pedaço de pizza eu senti que um dente quebrou. Olhei direitinho e vi que não havia quebrado, mas fiquei com dor e percebi que havia algo errado.
Fiquei uma semana com o incômodo e assim q voltei de viagem procurei a Giane (endodontista, que havia tratado o canal desse dente). Então ela observou que havia uma fratura e que essa foi abaixo da linha da gengiva e eu precisava ir a uma periodontista.

Foi assim, que cheguei ao consultório da Érica, que observou que a fratura tinha atingido a raiz do dente e que provavelmente eu ia perde-lo. E que se eu não fizesse o tratamento da disfunção da ATM (articulação temporo mandibular) e do bruxismo, meus iam continuar quebrando. (Já é o segundo que quebra)
Ela disse q ia ligar para a especialista que faz a reabilitação oral e me daria um retorno.
Eu cheguei em casa e chorei muito, pensando que ia perder meu querido dentinho e pensando na possibilidade de quebrar outros. Já fiquei pensando no implante e fiquei mt triste.

No dia seguinte a Érica me ligou e falou que a outra dentista acha que vai ser possível "salvar o dente". Para isso era necessário fazer uma cirurgia de aumento de coroa. Essa cirurgia consiste em tirar a gengiva, até chegar na fratura para que a outra dentista faça o preparo, molde e cole o dente novo ali.

Hoje eu fui fazer a tal cirurgia. E enquanto ela se preparava, eu fiquei pensando como sou fraca qd o assunto é saúde. Coloquei uma touca, ela esterelizou minha boca, e me cobriu com uma "capa" branca com um buraco apenas para o rosto ficar de fora. Eu fiquei com um pouquinho de medo e fiquei pensando se fosse para ter um filho como eu ia fazer. Só em pensar em agulhas, anestesia, sangue, eu fico tensa, a pressão cai, já penso que o pior pode acontecer.

Mas ocorreu tudo bem. Só senti dor quando a anestesia passou. Mas antes de sair de lá ela já me deu um analgésico.

Sobre minha profunda tristeza por causa desse dente

Ontem eu estava folheando umas revistas que tem na escola e vi a foto de uma moça que chamou minha atenção. Ela tinha um rosto diferente.
Parei naquela folha e li. A moça de 20 anos teve câncer na boca e se tratou. O câncer voltou 2 anos depois quando ela estava grávida. No dia do parto ela fez uma cirurgia, para retirar o lábio e a arcada dentária superior, o palato e parte do nariz.
Ela relata que foi mt triste perder parte do rosto. Não poder comer. Disse que sentia muita vontade de comer e de vez enquando jogava alguma coisa na boca pra sentir algum gosto. Sentia vontade de falar e tinha saudade da sua voz. Ouvia a gravação da secretária eletrônica para matar a saudade.
Até que ela marcou um encontro com um médico que logo fez a prótese para seu rosto. Assim que colocou a prótese ela pôde falar.

Eu lembrei da minha tristeza por causa do dente...

Comentei esse caso com a dentista e percebi que ela se emocionou. Até pediu pra eu levar a revista pra ela ler.

As vezes quando estamos triste com algo, é bom olhar em volta, as vezes a gente vê que nosso problema não é nada.

Eu, que ainda não tinha uma periodontista, pois nunca tive problemas na gengiva, escolhi a Érica.
Que além de excelente profissional, me pareceu ser muito humana. Qualidade as vezes pouco presente nas pessoas.

Uma situação chata essa, mas uma ótima oportunidade para refletir.

Bom sábado a todos que por aqui passarem.

4 comentários:

Elianne Goff disse...

Bom final de semana Jane para todas nos , merecemos!!!
Espero que vc ja esteja bem , tb nao gosto de ir a dentistas ,mais sempre procurei cuidar , aqui nos USA e carerressimo mais ainda que no Brasil !!! Credo
E isso minha mae sempre dizia esta reclamando olhe para tras voce com certeza encontra coisas bem mais dificeis na vida de outras pessoas , emocionante a historia da moca da revista ....

beijocas ,

Fernanda disse...

Ji, eu nem sabia que vc passou pela cirurgia...soh apareceu hoje sua atualizacao no meu blog. Como vc ta? Ta bem recuperadinha? Tem que descansar depois de uma cirurgia dessa tbm, mesmo sendo simples.
Faz dois dias que to com dor no dente...sao os dois dentes inferiores do "juizo" que estao nascendo. Nao tem espaco pra eles, estao me incomodando :( Hoje a unica coisa que tomei foi um sorvete, foi bom sentir o geladinho em cima do dente. Pior que nao quero tirar aqui, quero esperar pra tirar no BR em dezembro, nao tenho seguro dental e eh tao caro, o preco eh ridiculo pra tirar um dente (o olho da cara, dai ninguem merece ficar sem olho e sem dente). Nao sei se vao continuar me incomodando, sera que alivia, ou vao continuar doendo ateh eu tirar? Ai meus sais!

Bia disse...

Não é menosprezar os próprio problemas, mas as vezes quandoa gente olha em volta e vê como as coisas podem ser mto piores, a gente até agradece que tenha sido só um dente e não a boca inteira!

bjos

Jane disse...

Fer,
Só agora vc está criando juízo entao? E está pensando em tirá-lo? rsrs
Eu tive problema com os meus tbm qd nesceram. As vezes acontece do dente nascer um pouco, incomodar, depois parar, tomara q seu caso. Eu nao tive espaço na boca pra eles e tirei todos. O último nem chegou a nascer, teve que fazer uma cirurgia e extrair antes.
Eu já to bem, só com um pouquinho de incomodo nos pontos.