quarta-feira, 26 de agosto de 2009

XII Festival de Gastronomia de Tiradentes

Tiradentes é uma pequena e histórica cidade situada em Minas Gerais. E é lá o pólo onde tenho os encontros presenciais da pós graduação que faço.
Para mim, não poderia haver combinação mais perfeita. Um curso em Artes Visuais nessa cidade cheia de cultura e história. Além disso fica perto de São João del Rei, outra cidade que eu gosto muito e onde mora meu amor...
Dois eventos marcantes que acontecem todos anos na cidade é a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia.
Essa ano o Festival acontece nos dias 21 a 30 de agosto.
Restaurantes locais preparam menus especialmente para os convidados que vêm de fora. E, no Ano da França no Brasil, era de se esperar que os destaques fossem chefes franceses. O duas estrelas Michelin Philippe Labbé vem apresentar aquela que chama de "cozinha feita com coração". Também estarão na cidade os franceses Emmanuel Ruz e David Etcheverry. Entre os representantes nacionais está Tsuyoshi Murakami. Os chef preparam festins nas pousadas da região.

Então sábado depois das oficinas eu dei uma volta pela cidade. Que estava cheia. Uma delícia.
Paella preparada no botequim da praça









Parece uma cidade cenográfica, mas não é não! É Tiradentes. Cidade da Cultura e da Gastronomia!

PS1* Se hospedar e comer em Tiradentes é carissímo. Para quem não tem muita grana, vale ir e se hospedar em São João del Rei ( fica a 8km) que é mais barato. Só não pode deixar de conhecer esse lugarsuper charmoso que é nosso patrimônio histórico.

PS2* Algumas fotos desse post foram copiadas da galeria de fotos sobre o evento.

4 comentários:

Fernanda disse...

Esse lugar eh charmoso demais! Um dia passo por ai :)
Suas fotos tao lindas!
Beijao!!!

Eliane disse...

Que chique esse festival! Gostaria de provar os pratos, hummmmm!

Anne disse...

esse lugar é muito lindo! meus pais foram, trouxeram fotos! e ficaram mesmo em cidades vizinhas pra pagar mais barato rs!
aiii q essas comidas? que delicinha!
beijos!

Anônimo disse...

Oi Jane
Eu conheço Tiradentes e São João Del Rey, mas infelizmente meus dias não foram agradaveis!!! Estava gravida da minha primeira filha e passei muito mal, tão mal que fui parar no hospital em São João, por isso eu fui a São João e tambem porque Tiradentes não tem hospital apenas posto medico. Foi uma pena! Meu marido queria tanto andar na locomotiva mas eu não tinha condição. Apesar de tudo, eu gostei muito de Tiradentes. Beijos