terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ostra feliz não faz pérola

Para se livrar da dor, ou do incomodo que o grão de areia lhe provoca, em virtude de suas asperezas, arestas e pontas, a ostra o envolve com uma substância lisa, brilhante e redonda.

"A beleza não elimina a tragédia, mas a torna suportável. A felicidade é um dom que deve ser simplesmente gozado. Ela se basta. Mas ela não cria. Não produz pérolas. São os que sofrem que produzem a beleza, para parar de sofrer."

O livro do Rubem Alves é um prato cheio para quem busca conhecer novos pontos de vista sobre a vida.
O nome é: Ostra Feliz não Faz Pérola. É um livro sem começo nem fim, um livro de leitura gostosa. São crônicas sobre religião, amor, morte, velhice… Enfim, crônicas sobre nosso cotidiano. É uma maravilhosa oportunidade de conhecer o pensamento desse que é um dos maiores intelectuais do Brasil e também dar-nos uma chance de conhecer outros mundos e quem sabe fazer parte de algo diferente.
“Ostras felizes não fazem pérolas. Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída. Por vezes a dor aparece como aquela coceira que tem o nome de curiosidade.”


(Abaixo, eu ao lado desse grande pensador, Rubem Alves, ano passado no congresso de educação do Centro Universitário de Lavras.)


PS* Querida Flávia, minha amiga, post dedicado a você que gosta tanto do Rubem Alves.


2 comentários:

Bia disse...

Oi Jane!

“Ostras felizes não fazem pérolas. Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída. Por vezes a dor aparece como aquela coceira que tem o nome de curiosidade.” (2)
Concordo e assino embaixo!

Os dias que eu estou mais cheia de sentimentos (principalmente "ruins"), muitas vezes são os dias que escrvo as coisas que mais gosto!

Bom dia pra vc!

bjs

Anônimo disse...

Jane
Gostei da dica do livro, coloquei na miha lista!!!! Beijos