sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Profissão Educador

Não tenho mto o que dizer hoje... Estou mt cansada da longa tarde na escola... Muito calor, muita poeira... e muita coisa errada... Estou farta do discurso vazio da educação, ou melhor de alguns (ou muitos profissionais) que a gente vê que apesar da experiencia e de achar que sabem o que estão fazendo, estão falando muita bobagem e metendo os pés pelas mãos.
Estou cansada de algumas coisas que eu vejo acontecer na minha área de trabalho (educação), na falta de preparo de tantos profissionais dessa área, que inclusive mts vezes na hierarquia escolar está acima de mim.
(Estou falando de um assunto especifico e pessoal que tenho vivido na escola... Mas que me remete a outras coisas não pessoais, que não quero entrar em detalhes agora.)

Pra completar, estou pensando em alguns alunos que a gente recebe... Ao mesmo tempo que ficamos felizes por poder fazer algo por eles, nos questionamos sobre qual é a nossa função?
O secretário de educação de uma cidade próxima a que eu moro, disse esses dias numa reunião que nós somos Professores e não Educadores. Que a função de educar é da família! Primeiramente da família.
Quando eu ouvi isso fiquei meio chocada. Mas essa semana estou pensando nisso... Como "algumas" famílias renegam a sua função e deixam TUDO para a escola.
Tenho uma amiga que se formou na faculdade junto comigo e começou a dar aula na rede publica, ano passado, na educação infantil (crianças de 4 anos), ela disse que ficou assustada quando viu que tinha que ensinar TUDO às crianças, ensinar a comer devagar, a mastigar de boca fechada, a usar as palavrinhas mágicas (por favor, obrigada, com licença...), esperar a sua vez. Disse que não imaginava que era assim. Isso porque na maioria das vezes temos contato com crianças (nossos sobrinhos, filhos de amigas) que com dois aninhos fazem e falam coisas que nos deixam boquiabertos com a desenvoltura e esperteza. Quando vamos para as escolas e nos deparamos com crianças de quatro, cinco anos nessas condições (feito bichinhos), é sim meio assustador pra quem está começando e eu que já trabalho com essa realidade há 8 anos ainda não consegui me acostumar! Isso porque sabemos que nós somos seres inteligentes, mas precisamos ser educados, precisamos "aprender a ser gente" e esse processo começa desde cedo, junto a família, e não quando a criança vai para a escola!

Acho que esse post ta meio confuso... Mas é assim que estou... Não confusa... Mas em "crise"...
E minha pré-ocupação agora é meu trabalho e essa tal educação que a gente tanto escuta falar...

"Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos..."

Nenhum comentário: