domingo, 17 de outubro de 2010

É mais fácil descobrir o que gosta ou aprender a gostar do que faz?

Esse assunto surgiu hoje no café da manhã. Eu e uma amiga falávamos sobre escolher uma profissão.
Ela disse que não acha muito legal o jovem entrar na universidade muito cedo porque depois descobre que está no curso errado ou  depois que começa a exercer a profissão percebe que não gosta do que faz e que perdeu muito tempo na sua vida.
Eu acho isso bem relativo, pois vejo jovens que entram na universidade aos 18 anos, tem uma vida acadêmica bem estruturada, logo entra no mercado de trabalho e é bem sucedido. Em outros casos, tem aqueles que começam um curso, desistem, começam outro, e acontece o mesmo, e assim passam um tempão pulando de curso em curso e não encontram aquilo que gostam.
Eu concluo que as vezes é mais fácil a gente aprender a gostar do que faz, gostar do que tem, do que encontrar aquilo que gosta.
Pra onde formos vamos encontrar coisas boas e ruins. Em qualquer curso, em qualquer profissão. É melhor para nós, então, descobrir algo que tenha a ver com a gente sim, e depois se apegar aquilo que tem de bom no que escolhemos.
Citei pra minha amiga o meu exemplo.
Praticamente caí de para-quedas no curso de magistério.
No meu primeiro ano como professora, eu descobri que não era aquilo que eu queria pra minha vida. Nesse mesmo ano eu prestei vestibular para psicologia em pelo menos 3 universidades (UFMG, UFSJ e USP), mas não fiquei classificada entre as vagas em nenhuma delas.
No ano seguinte, voltei a morar em São Paulo e fui trabalhar numa creche. Essa experiência foi totalmente diferente da primeira e eu passei a gostar do meu trabalho.
Depois de um ano na creche, passei no concurso e vim dar aula onde estou hoje. Logo ingressei na universidade, no curso de Pedagogia... Fui melhorando a minha prática e me encontrando na profissão que escolhi.
Posso dizer que sou feliz, que amo o que faço.
Mas sei que me daria bem em diversas áreas. Basta que tenha algo que me interesse e que eu me proponha a fazer.
No meio da conversa com minha amiga, que por sinal também é professora (fez o curso de magistério junto comigo há 10 anos e dá aulas há 2 anos), ela disse que eu não gosto da minha profissão. Fiquei profundamente ofendida com tal afirmativa e não sei de onde ela tirou essa idéia. Talvez pelo fato de saber que não ando satisfeita e pretendo fazer um concurso público em outra área.
Gostaria de esclarecer então que se hoje eu penso em mudar de área, se estou insatisfeita, é com a desvalorização do magistério, com os baixos salários e com tanta coisa errada que eu vejo e prefiro não comentar... e não com profissão em si, com o meu trabalho ou com a minha atuação!

Voltando a pergunta inicial... É mais fácil encontrar o que gosta ou aprender a gostar do que faz?

3 comentários:

Paty Chuchu disse...

Oiiiiiiiii querida,muito bom esse seu tema,olha so,na minha opiniao o que acontece com vc acontece com muitos outros,sao jogado na profissao pois as vezes a oportunidade de fazer o que gosta as vezes e´ mais dificil de se realizar,vc ainda consegui entrar depois numa Uni..Entao eu acho mais facil aprender a gostar do que faz..No Brasil,os jovens de classe baixa sao colocados tantos empecilhos(ou e impecilhos que se escreve ?aff),que muitos desistem e vao logo pro mercado de trabalho,por ex..a falta de condicoes financeiras,ter de trabalhar cedo pra ajudar a familia,claro tem muitos que conseguem juntar os dois,o estudo e o trabalho,mas ja outros se torna mais dificil,por isso muitos deles aprendem a gostar do que fazem..Sai do Brasil faz muito tempo,mas vejo que esta melhorando um pouco,existe muito mais chances para um aluno que estudou na escola estadual e de classe mais baixa,de prestar um curso para entrar numa universidade ,na minha epoca foi mais dificil e como ja dei um ex. optei pelo ex dado.Terminei o 2 grau,mas trabalhava ja desde os 14 anos de idade,quer dizer,nao sobrou mais tempo,nem dindin,sem contar que naquela epoca era mais dificil,para prestar um curso para entrar numa uni,sem contar que se passasse no curso como pagaria a mensalidade??(acontecem com muito isso). Se tivesse tido condicoes na epoca ,gostaria de ter estudado e me formado em arquitetura..mas e´ isso, hj sou feliz,demorei pra reconhecer mas aprendi a dar valor e amar o que tenho e faco,..Beijao querida ah e desculpa o livro.kkkk

Fernanda disse...

Amiga, sinceramente eu nao sei a resposta.
Beijos cheios de saudade!

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
для сайта janeandresa.blogspot.com