segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Minha caminhada na área da Educação

Hoje eu completo 5 anos como professora na rede municipal de ensino da cidade de Lavras. E com isso eu ganho o direito de gozar férias prêmio por 3 meses. Eu ainda nem sei quando vou pegar essas férias... Talvez eu deixe pra qd eu realmente sentir que estou precisando.

Ao todo tenho 7 anos de magistério. Fico feliz ao olhar pra trás e ver meu progresso, ver como estou constuindo minha carreira no campo da educação.
Em 2003 (um ano antes de vir para Lavras) eu trabalhava como auxiliar educacional no espaço criança Eurofarma. Uma creche que fica dentro da empresa (Eurofarma - SP) e atende os filhos dos funcionários. Nesse lugar eu aprendi muito e fui muito feliz com as educadoras (não me esqueço da Alê que me ensinou tanto, da Cida que foi uma companheirona), cozinheiras (em especial a Dona Quitéria que era como uma mãe pra mim), e com tudo o que me aconteceu ali.
Na foto abaixo estou com os lindinhos Gabriel, Adrielle, Vini, Gabriela e Lorena.

Até que no final de 2003 foi aberto o edital para concurso em Lavras e minha mãe que na época morava aqui, me ligou e acabou fazendo a inscrição pra mim. Ela queria muito que eu viesse morar com ela e meu pai e mesmo sem muita vontade de voltar para Lavras fiz o concurso e surpreendentemente passei em segundo lugar.

No ínicio de 2004 eu pedi demissão da creche e voltei para Lavras (onde eu me formei normalista em 2001). Como fiquei bem classicada no conscurso tive a opção de escolher onde eu queria trabalhar. Escolhi uma escola de zona rural onde uma ex professora minha na época era coordenadora e falava muito bem de lá. Engraçado que algumas pessoas qd sabiam que eu estava dando aula na zona rural falavam: "Não se preocupa, qd vc tiver mais experiência, vc vem pra cidade." Como se dar aula na zona rural fosse algo pejorativo, para professoras que estão começando. Eu tinha vontade de rir, e explicava que eu estava exatamente onde queria estar e e estar na zona rural não é algo ruim, muito pelo contrário, como as escolas tem poucos alunos os professores os professores podem dar mais atenção às crianças e com isso o ensino pode ter mais qualidade, sem falar que os professores de zona rural tem o transporte da prefeitura para lev´-los e ganham 15% a mais que os professores da cidade.

Essa é a escola que escolhi. Ano passado eu fui para uma outra escola que fica perto dessa, num lugar mt lindo, e que faz parte do mesmo núcleo.

Essa é a foto da minha primeira turma. 3ª série. Eu gostei tanto dessa turma que no ano seguinte continuei com eles, na 4ª série. Hoje eles estão na 8ª série. É mole?

Depois de um ano com a 3ª série (2004) e mais 3 anos com a 4ª série (2005, 2006, 2007) eu resolvi fazer uma mudança radical. Peguei a Educação Infantil e foi um ano maravilhoso, cheio de surpresas, de aprendizado, de alegrias. Foi também o ano que terminei o curso de pedagogia (2005-2008) na UFSJ.

Férias prêmio? Eu mereço né?

Um comentário:

Fernanda disse...

Merece sim! Parabens por todas as suas conquistas e tenho certeza que voce ainda tera muitas pela frente!

Ahhh...quando tirar essas ferias vem me visitar :D