domingo, 29 de agosto de 2010

Segurando o teto

Dia 2 de setembro completa um mês que estou na creche.
 Acho que me adaptei muito bem a nova rotina, mas confesso que em vários momentos eu me senti como se estivesse segurando um teto em ruinas com as mãos.
Algumas crianças muito indiciplinadas, agressivas, batem, mordem, cospem nos outros, falam palavrão.
Eu tenho que pensar atividades, lembrando que eles tem apenas 3 anos e o tempo de concentração é curto.
Em alguns momentos, cansada de tudo, tento pensar em outras alternativas pra minha vida... Penso se é isso mesmo que quero pra minha vida e até quando eu vou aguentar essa rotina. Nessas "pausas" para pensar e não chegar a uma saída, eu sinto como se estivesse segurando o teto com apenas uma mão pra descansar a outra, o que não resolve nada. Me dá vontade de largar tudo, mas eu sei que se eu largar é na minha cabeça que vai cair!
Que eu preciso desse trabalho e eles precisam de mim ali agora!

Essa semana aconteceu uma coisa que fez eu me sentir tão importante na vidinha deles.
Nós estávamos brincando no gramado. Eu abaixada resolvendo um problema de um carrinho com dois meninos que o disputavam, quando passou em cima de nossas cabeças 2 aviões do exercícito, em treinamento, voavam baixissimo, com um barulho assustador!
Eu pensei rapidamente: Meu Deus! Esse avião vai cair!
Quando eu olhei em volta as crianças vinham em minha direção correndo e chorando muito assustadas, se agarraram a mim, todas de uma vez!
Gritavam, e eu tentava acalma-las. A coordenadora da creche veio em meu socorro. Me senti como uma galinha juntando os pintinhos e tive noção da segurança que eu passo pra eles.
Que quando estão bravos comigo, alguns até me agridem. Mas no momento de medo, um dos bravinhos da turma foi o primeiro a grudar no meu pescoço, chorando.

Dezoito crianças penduradas em mim! Foi uma cena inesquecível!
Acalmei todos, levei pra sala cantando: "Cada um no seu lugar, vai agora se sentar! A cabeça na mesinha vamos todos colocar..."
Servi água e contei uma história.
Ficaram com os olhinhos vidrados em mim e eu me sentindo a pessoa mais importante do mundo!

Um comentário:

Fernanda disse...

Que lindo seu poste! Sabe que eu acredito que nos temos nossas missoes aqui, nem sempre eh facil, mas da uma satisfacao enorme quando percebemos que estamos cumprindo e fazendo diferenca em vidas.
Beijos e boa semana pra vc!